quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Deus abençoe o Nordeste!

“O nordeste elegeu a Dilma”. Cansei de ouvir essa frase após a eleição do último domingo. Além de outras afirmações que deixam claro que brasileiro é fanático em tudo. Quando perde acha desculpa pra isso e pra aquilo. Essa é a democracia que escolhemos para viver, é talvez o único momento em que o pobre tem o mesmo poder do rico. Talvez seja só na hora da eleição que os direitos e deveres do cidadão sejam posto em prática sem discriminação de classe, credo e cor.
É bom deixar claro que não foi por causa do Nordeste que a Dilma se elegeu, até porque se pegarmos os números de votos somente na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste veremos 51% de votos para Dilma e 49% para Serra, até porque em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, que são dois dos maiores colégios eleitorais, a Dilma ganhou com certa folga.
Mas o mais triste é ver que ainda existem sentimentos bairristas em muitas pessoas. Tem gente que alimenta aquela história de separar sul do norte. Um sentimento tão cruel quanto o Nazismo de Hitler, ao querer se criar uma raça maior e melhor, o que de fato não existe. Vai haver pessoas sérias tanto no norte quanto no sul, assim como haverão pessoas injustas, desonestas e burras em todo lugar.
Nós vivemos rotulando as pessoas, e esse estereótipo que a maioria dos sulistas fazem com os nordestinos é altamente ignorante e preconceituoso. Tive a oportunidade de conhecer alguns lugares do nordeste e percebo que eles são tão guerreiros e trabalhadores quanto qualquer outro brasileiro e, além disso, sempre com o sorriso no rosto. Chico Anísio, tão respeitado humorista e nordestino, dizia que “o nordestino é o povo mais bem-humorado do mundo, pois devido ao sofrimento causado pela seca, é preciso rir para não chorar”.
Ariano Suassuna, Castro Alves, Jorge Amado e Graciliano Ramos. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Zé Ramalho, Belchior, Luiz Gonzaga e Raul Seixas. Chico Anísio, Tom Cavalcante e Renato Aragão. Todos grandes ícones da cultura brasileira. Todos nordestinos? Sim. E acima de tudo, todos brasileiros.
Esse país é nosso. É formado e influenciado pelas culturas de sul a norte. É essa miscigenação que faz do Brasil único. Saibamos nos respeitar e aprendamos a crescer com nossas diferenças. Pois é na diferença, na discussão, que se evolui, mas com inteligência, não com ignorância.

2 comentários:

  1. Não pode esquecer do grande JORGE VERAS... um fenômeno nordestino do futebol.. e da-lhe tigre.

    ResponderExcluir