sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Até quando esperar?


Uma vez eu tive a sorte de me encontrar com um senhor com seus 60 e poucos anos e a gente pôde conversar de diversas coisas, em especial política. Pra mim, nos meus 18 anos de vida, foi algo realmente bom poder discutir tais assuntos e discutir um pouco de história, que ele tinha vivido e eu tinha estudado.
Um dos pontos que ele citou foi em relação ao pensador francês Montesquieu que criou a Lei dos Três Poderes: Judiciário, Executivo e Legislativo. Montesquieu dizia que para evitar governos tiranos e absolutistas era necessário se dividir o poder em três e que cada poder deveria ser autônomo, porém com a devida fiscalização dos outros poderes. Ou seja, independentes, mas ao mesmo tempo harmônicos entre si.
Parece que a importação dessa teoria chegou com defeito na nossa terrinha. Não sei por qual razão - tão óbvia, porém tão complexa de se explicar – que aqui no Brasil os três poderes não são tão autônomos e independentes. Traduzindo: é muita gente lá dentro com “rabo preso”. Até por que o pessoal do Judiciário é indicado a tal posto pelo pessoal dos outros poderes.  Estranho, não? Aí futuramente quem vai julgar o político corrupto? Acertou quem respondeu o Judiciário! A esperança de que alguma punição ocorra de fato fica para quando a Polícia Federal resolve tomar rédeas da situação. Isso se o STJ depois não mandar liberar os culpados!
E então nessa semana que se passou eu sou obrigado a assistir uma palhaçada no STF em que 10 ministros se reúnem, cada um com seus interesses predefinidos, e a única conclusão que eu tirei foi que advogado não convence advogado. Ficaram lá mais de 10 horas e a decisão foi de 5x5 pelo adiamento da Lei Ficha Limpa para essas eleições. E por fim, não se chegou a lugar nenhum, se adiou a votação e segundo o ministro Marco Aurélio “A sociedade aguarda”. Claro que sim, seu excelentíssimo Marco Aurélio, aguardamos a hora desse teatro cair, as máscaras todas no chão. Pois eu já estou de saco cheio do Judiciário ignorar a Constituição quando ela tem de ser aplicada e achar brechas na lei quando ela vem pra fazer justiça a quem deve.
A menos de uma semana para as eleições e os “fichas sujas” não sabem se vão poder assumir caso se elejam. Mas segundo o ministro presidente do STF, Cezar Peluso, mesmo que a lei não entre em vigor já em 2010 “o povo está sabendo quem é ficha suja e quem não é”. Não seu Cezar, infelizmente o povo não sabe. Até porque se soubesse, se votasse consciente, muitos ratos não estariam no poder.
E como gostava de dizer aquele senhor que eu citei no começo do texto “O poder é do povo”. Porém, enquanto o povo ficar a mercê de 10 pessoas estaremos perdidos e totalmente submissos. Ele dizia e incentivava-me, se tiveres que lutar, lute! E quando vencerem coloque alguém realmente do povo como líder, alguém responsável, de caráter e que não venha a trair esse mesmo povo que o colocou como seu supremo.
Pode soar meio utópico, mas deixa-me com minha juventude e minha empolgação querer mudar o mundo. Talvez eu não consiga acabar com a corrupção no Brasil, e com a maldade no mundo, mas jamais desistirei de mudar o que tiver ao meu alcance, pois já cantava Belchior “Amar e mudar as coisas me interessa mais”.
É isso!

Um comentário:

  1. É isso ai Guga! Não é só tu que pensa desse jeito, sei que tem muitos jovens pelo país que pensam igual. O problema é que a maioria da populaçao é apatica e indiferente ao que acontece, ja que se acostumaram com tanta barbaridade.
    Tem uma musica do ultraje que diz: "Todo jovem quer mudar o mundo, vai fundo e se acha tão profundo e num segundo cresce e envelhece e se esquece...
    E não consegue nem mudar esse país, e não consegue ser o que ele sempre quis, e se troca por dinheiro feito uma meretriz, e não consegue nem ser feliz."
    Se cada um fizer sua parte, um dia tudo melhora quem sabe ;)

    Parabens pelos textos, estao otimos!
    beijos!

    ResponderExcluir