segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Educação pra que?

            Acompanhei mais um debate e novamente me decepcionei quando os candidatos falam sobre educação. Toda vez que tocam nesse assunto, eles prometem mais universidades, mais cursos profissionalizantes, mais escolas técnicas. Mas de que adianta?
Votaria no primeiro candidato que se comprometesse a investir prioritariamente na educação básica, pois é a partir daí que se formarão cidadãos, é a partir de escolas públicas de qualidade que oportunidades se abrirão para qualquer brasileiro. Consequentemente, o investimento na educação, refletiria em números mais satisfatórios na segurança e na saúde, pois tudo está, de certa forma, interligado.
            Citarei o exemplo do Japão, que depois da 2ª Guerra Mundial, visivelmente destruído, se recuperou e é o que é porque investiu e continua investindo na educação. Segundo a professora Loretana Paolieri Pancera, que dirige a União Educacional Brasil-Japão, e que teve a oportunidade de observar de perto a realidade oriental, lá os japoneses encaram a educação de forma série. Lá as crianças vão para o jardim de infância orientadas pela família a estudar e já criam uma responsabilidade e uma consciência da importância que a educação vai fazer para o futuro dela. Como ela diz “para eles, a educação representa tudo na vida. Sem educação não há emprego, não há um futuro que lhe garanta alguma segurança.”, além disso, ela cita que “no Japão, a única pessoa para qual o imperador levanta para cumprimentar é o professor”.
            Mas porque não se investe na educação? Primeiro porque é um processo demorado e contínuo e por isso o governo prefere dar “esmola” pra população, resolvendo o problema com bolsas e políticas sem futuro que não retiram o mal do Brasil pela raiz. Além disso, é por causa dessas “esmolas” que o governo Lula tem tanta aprovação. Porque o povo se contenta com isso. E provavelmente não vai mudar com Dilma, porque as “esmolas” continuarão, mantendo a situação educacional do país inerte.
            Desse jeito, o Brasil continuará sendo o país do futuro, pois sem educação jamais será o país do presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário